Voiced by Amazon Polly

Conheça diferentes opções de como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio, além de aprender quais vantagens cada uma delas oferece.

Um dos fatores que mais tira o sono de quem quer investir e abrir a própria empresa é como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio. Principalmente nos períodos iniciais em que o investimento precisa ser um pouco mais elevado, podendo gerar muita dor de cabeça e em alguns casos até a desistência por parte do empreendedor. Mas afinal como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio?

 

Quanto de dinheiro seu negócio precisa?

Antes de saber como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio, é importante saber quanto exatamente de dinheiro o seu negócio vai precisar para funcionar. Comece fazendo uma análise profunda com relação ao espaço físico que você vai precisar dispor para abertura do negócio.

Pense em opções diferenciadas para manter seu negócio relevante, sem necessariamente investir em um ponto comercial, massificando sua presença no mundo virtual por exemplo. Faça um plano de negócio que inclui o gerenciamento de suas páginas no Facebook, Twitter e Instagram. Procure se informar com relação as técnicas para gerenciamento destas redes e quais os tipos de conteúdos são mais indicados para cada uma delas. É possível também contratar uma pessoa para fazer este tipo de trabalho, mas isso representa um investimento maior para sua empresa.

No caso de prestadores de serviço por exemplo, é possível atender seus clientes de forma virtual. Programas como Skype, hangout e até mesmo o WhatsApp possibilitam comunicação de maneira rápida e fácil, além disso, os aplicativos são gratuitos e podem ser baixados no celular, facilitando assim o relacionamento com o cliente. Se você optar por atender pela internet, é importante investir em alguns bons equipamentos, como microfone, câmera e até mesmo na decoração de seu ambiente de trabalho. Além disso é importante investir em uma internet de qualidade para evitar problemas durante suas reuniões.

O ideal é sempre planejar bem, e evitar aumentar suas despesas. Pense bem nas possibilidades antes de fazer qualquer tipo de investimento e não esqueça que além de saber como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio, é importante pensar em como conseguir dinheiro para manter o seu negócio.

 

Afinal, como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio?

Você já fez todo seu planejamento e chegou a conclusão de que vai ser necessário um investimento inicial para abertura de sua empresa. Neste caso é hora de avaliar as opções e oportunidades de como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio nos dias de hoje.

 

Empréstimo bancário

Como você já deve ter lido em nossa Checklist: guia completo para o cadastramento Mei, existem diversas vantagens em formalizar seu negócio e abrir uma Mei. Entre os principais benefícios estão a possibilidade de emissão de Nota Fiscal e os benefícios para o INSS. Porém, no campo das finanças também existem algumas vantagens que só estão disponíveis para o proprietário de Mei, como algumas linhas de crédito especificas. A grande maioria dos bancos conta com alguma opção de empréstimo nesse formato. É importante verificar com mais de uma instituição bancária e analisar se a taxa de juros é compatível com o mercado e se o valor da parcela caberá no orçamento de sua empresa.

Antes de contrair uma dívida junto ao banco, avalie muito bem todos os pontos mencionados e as outras possibilidade de como conseguir dinheiro para abrir seu negócio.  Fique atento com os prazos para este tipo de operação e outros encargos que são cobrados no momento da liberação do dinheiro, como IOF por exemplo.

 

Empréstimo com amigos e familiares

Esta já é uma opção mais amigável para quem ainda não sabe como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio. Em um empréstimo mais informal com algum amigo ou familiar, é possível garantir uma taxa de juros menor ou até mesmo inexistente e mais flexibilidade no momento dos pagamentos. Ainda sim é importante garantir que sua empresa vai conseguir quitar o valor mensal para evitar qualquer problema de família.

 

Vaquinha

Você tem amigos muito legais? Eles não param de reclamar que você só fala em como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio? Sua família quer ajudar você mas não sabe como? Então o vakinha é uma opção. Com este site você vai abrir uma campanha de financiamento coletivo, mas as pessoas podem doar de forma livre qualquer quantia para ajudar em sua causa. Além de ser muito útil para você levantar aquele valor que falta para abertura de seu negócio, pode ser utilizado para juntar dinheiro para qualquer tipo de evento ou necessidade.

 

Financiamento Coletivo

Se você está se perguntando como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio e nunca ouviu em financiamento coletivo, é hora de conhecer esta que é uma das modalidades mais indicadas para iniciar novos projetos.

O financiamento coletivo ou crowdfunding é feito geralmente por alguma empresa que tem uma ideia especifica para um produto ou serviço, normalmente relacionado com tecnologia ou desenvolvimento de novos produtos.

Tendo essa ideia, você então terá que fazer uma campanha em algum dos sites que dão suporte a este tipo de empreitada, como Catarse ou Kickstarter. Você então estipula o valor necessário para produzir o produto que está ofertando e o tempo que as pessoas terão para escolher se querem ou não apoiar seu projeto. No fim do prazo estipulado, se o valor necessário para bater a meta proposta por você for alcançado, o site lhe repassará a quantia e você terá um prazo para enviar para os apoiadores os produtos de acordo com o quanto eles investiram.

Na maioria das campanhas de financiamento coletivo existem cotas para que a pessoa desbloqueie produtos específicos, por exemplo, se você está propondo a criação de um aplicativo para consultoria financeira, a pessoa que apoiou com mais de R$ 200,00, pode ter seu nome nos créditos do programa como apoiador premium, enquanto as pessoas que contribuíram com R$ 50,00 vão receber apenas uma cópia digital. Algumas quantias dão ao usuário acesso antecipado e em alguns casos o direito de opinar com relação ao projeto e as funções do mesmo.

É preciso investir pesado na campanha, para garantir que as pessoas que pretendem apoiar o projeto entendam como ele funciona e quais são os valores que devem ser pagos para contribuir e receber determinados benefícios.

Quando fizer este tipo de campanha, é importante declarar todos os valores gastos e em quais pontos da produção eles foram utilizados.

Muitas empresas novas optam por este tipo de projeto, pois eles são uma boa opção para levantar investimento inicial e apresentar a nova empresa e os novos produtos aos potenciais consumidores.

 

Investidor anjo

Se alguém sabe como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio, esta pessoa é o investidor anjo. Este modelo de investidor é uma outra forma interessante para o levantar o seu capital. Eles são pessoas física ou jurídica que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de alguma empresa que tenha previsão de crescimento acelerado. Este tipo de investidor costuma focar em empresas do ramo da tecnologia e investiram no ano de 2013 mais de 680 milhões de reais em empresas brasileiras.

O investidor anjo geralmente é alguém que tem conhecimento no ramo de negócios e procura negócios com potencial grande de sucesso, então fazem um aporte financeiro e atuam como conselheiro ou até mesmo de forma mais presente no cotidiano da empresa. Em troca do dinheiro investido este investidor fica com alguma porcentagem das ações da empresa e revende no momento que achar mais conveniente. Grandes negócios já nasceram de iniciativas parecidas como Airbnb e Uber.

Além das pessoas físicas e jurídicas este tipo de investimento pode ser realizado por fundos de investimento. Para conseguir um investidor anjo, o ideal é ter sua ideia muito bem formatada, com uma equipe multifuncional já disposta a contribuir e muita disposição. Agora é procurar o investidor anjo que melhor se encaixa com a sua empresa. Você pode procurar por mais informações no site Anjos dos Brasil.

 

Incubadoras

Nenhuma das opções de como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio convenceu você? Talvez este modelo se adapte melhor a realidade de sua empresa.

As incubadoras são uma ótima opção para alguns tipos de negócios. Elas têm como princípio dar suporte, aporte financeiro e melhorar o conhecimento específico de empresas de determinadas áreas. Geralmente são situadas em parques tecnológicos, fazendo com que várias outras pequenas empresas consigam trocar experiencias e melhorar seus processos internos e o mercado que habitam.

O objetivo das incubadoras é fazer com que novos negócios competitivos surjam no mercado. Sendo assim, cada incubadora conta com um processo seletivo próprio, portanto é importante pesquisar quais são as opções com relação ao mercado em que sua empresa se encontra e conhecer os critérios que serão avaliados para aprovação de sua proposta. O tempo de incubação e os serviços prestados também podem variar de acordo com cada incubadora.

Estas foram algumas opções de como conseguir dinheiro para abrir o seu negócio. Se ainda tem alguma dúvida com relação a abertura de sua Mei, confira nossa Checklist: guia completo para cadastramento Mei.