Voiced by Amazon Polly

Existem dois tipos de empreendedor, aquele que abre seu próprio negócio por oportunidade e o que empreende por necessidade.

O primeiro opta pelo empreendedorismo, normalmente se planeja e sabe exatamente onde quer chegar. Já o segundo escolhe empreender por falta de opção e comumente se joga nesse universo sem muito conhecimento nem planejamento.

Tendo em vista esses dois perfis, você saberia responder o que é empreender nos dias de hoje? Qual desses é mais comum? E será que é possível começar uma empresa com pouco dinheiro? É sobre tudo isso que falaremos aqui!

Afinal, o que é empreender nos dias atuais?

Depois da crise pela qual o Brasil passou nos últimos anos e que vem sendo superada aos poucos, muitas pessoas, infelizmente, perderam seus empregos. Daí o primeiro dado que usaremos neste artigo: de acordo com o Sebrae, nos últimos 3,5 anos mais de 11 milhões de empresas foram criadas por necessidade.

Hoje, o empreendedorismo por oportunidade ainda é maioria, mas o por necessidade deu um grande salto durante a recessão. Em 2016, o percentual de novas empresas criadas por necessidade representou 42% do total. Isso responde um pouco o que é empreender no Brasil nos dias atuais.

Porém, caso você esteja pensando que empreender por necessidade é algo ruim, saiba que isso não é necessariamente verdade. Muitas pessoas precisaram dessa situação complicada para tirar da gaveta planos que tinham há tempos e até mesmo sonhos. Já ouviu falar que a necessidade faz o sapo pular?

MEI

Segundo o Serasa, das empresas abertas no Brasil até maio de 2017, quase 80% eram de microempreendedor individual, as conhecidas MEIs. Dessa forma, o profissional se formaliza como autônomo e continua contribuindo com o INSS, além de passar a ter acesso a linhas de crédito para empresas, que costumam oferecer taxas de juros mais baixas.

Ainda de acordo com o Serasa, os serviços prestados pela maioria das MEIs requer baixo investimento inicial, pois não demandam ponto comercial físico, máquinas caras ou empregados. As MEIs dependem quase que completamente do esforço do empreendedor, o que permite que ele monte seu próprio negócio com pouco dinheiro.

Portanto, se estamos falando sobre o que é empreender atualmente em terras brasileiras, podemos afirmar que temos cada vez mais empreendedores se descobrindo como tal e que grande parte deles prova que é, sim, possível criar uma empresa com pouco capital.

Para isso, recomendamos que você saiba quais são suas competências e habilidades e conheça também o mercado no qual vai se inserir. A falta de preparo é a principal causa que leva 23% das empresas fecharem em até dois anos no Brasil. Então estude o que vai fazer e esteja pronto para enfrentar as dores e delícias de empreender!