Voiced by Amazon Polly

A cultura e a comunicação estão mudando rapidamente, e os consumidores desse novo mundo estão ansiosos por inovação e experiências únicas. As pessoas desejam consumir marcas que estimulem novas abordagens, métodos criativos de interação e uma identidade visual que esteja alinhada com as tendências de design mais arrojadas.

2019 será um ano empolgante para as tendências de design das marcas. O renascimento de estilos visuais do passado, o desenvolvimento da inteligência artificial e da realidade aumentada como facilitadores de interações visuais e o surgimento de novas ferramentas tem criado expectativas animadoras para o design de logos, websites, aplicativos, materiais impressos, entre outros.

Designers de todo o mundo procuram maneiras de envolver o público e fazê-lo adorar suas marcas. Essas tendências permitem que designers gráficos e web aproveitem as novas tecnologias e o desejo dos clientes de obter designs e produtos surpreendentes. Abaixo, acompanhe as 9 tendências de design que serão destaque em 2019.

Confira!

Tendências para 2019

À medida que entramos em 2019, é importante pararmos e considerarmos alguns dos temas macro que influenciarão o comportamento das marcas — tendências que vão ocupar as embalagens, outdoors e sites durante o ano.

Realidade Complementar

Gigantes da tecnologia como Adobe e Microsoft preferem a realidade complementar no design gráfico, ou seja, a exposição envolvendo dois objetos, em que um é uma metáfora digital, e o outro objeto é retratado no estilo do esqueumorfismo — a maneira mais simples de representação gráfica.

Designers acreditam que o design de realidade complementar será uma das tendências mais influentes em 2019, não apenas no design gráfico, mas também na web.

Ilustrações desenhadas à mão

Ilustrações desenhadas parecem muito atraentes na tela. É por isso que as ilustrações de qualidade nunca saem de moda. Eles trazem uma aparência única, especialmente se são usadas técnicas diferentes misturando estruturas 3D, espaço negativo, tendência “dupla”, etc.

Tipografia do Espaço Negativo

Os especialistas acreditam que a mistura entre tipografia e espaço negativo será uma tendência popular de identidade de marca em 2019. Foi bastante famoso anteriormente e está voltando à popularidade.

Espaço negativo são os fundos funcionais que estão associados a outras formas e, dessa forma, recebem novos significados (o logo da Fedex é um exemplo famoso).

Imagem corrompida

Também conhecida como glitch, o efeito de imagem corrompida é uma tendência que vem ganhando popularidade no passado recente no mundo digital. Durante muito tempo, a técnica foi associada com filmes de terror tecnológico, mas agora também tem ganhado seu espaço no design gráfico e em campanhas de marketing.

Design ativista

Millennials são mais politicamente ativos e diversos — startups educacionais e sociais têm utilizado o design ativista para apelar a esse público-alvo e promover questões políticas e ambientais.

Cartazes políticos, feministas e ambientais cuidadosamente elaborados evidenciam essa tendência. Essas temáticas são usadas também para vender produtos para millenials, o que faz com que o design ativista ganhe ainda mais força em 2019.

Logos super funcionais

Muitas marcas, incluindo Airbnb, Uber e Spotify, usam modelos minúsculos sem serifa como logo. Essa tendência significa um retorno a um design clássico para criar um logotipo com apenas elementos essenciais para expressar a ideia.

Um logo super funcional é um logo responsivo que se adapta ao dispositivo do usuário. Muitas empresas atualizaram seus logotipos em versões simplificadas e modernas para atender às demandas dos clientes.

Embalagens ecologicamente conscientes

Hoje em dia, mais e mais pessoas pensam sobre as mudanças climáticas e querem salvar o planeta. Este impulso faz com que busquem produtos em conformidade com seus princípios ecológicos.

Os consumidores procuram maneiras mais sustentáveis e conscientes de transportar, usar e descartar suas coisas. Isso motivou muitas empresas a utilizarem embalagens fabricadas com materiais biodegradáveis como parte das suas estratégias de marketing — o que significa novas possibilidades no mundo do design de embalagens. Acreditamos que 2019 é o ano das embalagens ecológicas, que se tornaram mais populares do que nunca.

Nostalgia

A nostalgia é uma tendência valiosa que se repete continuamente porque muitos consumidores ainda apreciam as abordagens antigas e design retrô. O apelo da nostalgia ao público masculino é significativo, e é uma tendência que continua forte em 2019.

Brincadeiras com estereótipos

Uma das tendências de design de marcas em 2019 são as brincadeiras com estereótipos para surpreender o público. Os designers modernos têm buscado maneiras novas de subverter antigos padrões estéticos e criar conceitos transculturais, desafiadores de gênero e que sejam, acima de tudo, inovadores.

Clique aqui e confira as novas marcas que criamos em 2019 na plataforma da We Do Logos!